sexta-feira, 20 de novembro de 2015

RADIOAMADOR EXPERIMENTAL VISITA AEB APÓS DECODIFICAR DADOS DO SERPENS-1

Brasília, 20 de novembro de 2015 – A Agência Espacial Brasileira (AEB) recebeu na terça-feira (17) a visita do radioamador Edson Wander Pereira, o primeiro a receber e decodificar os dados enviados pelo cubesat Serpens-1.
O nanossatélite foi lançado em órbita a partir da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), dia 17 de setembro último. O radioamador está em Brasília (DF) para participar do 7º Encontro de Ciência e Tecnologia (ECT – FGA) que termina hoje (20) no Campus Gama da Universidade de Brasília (UnB).
Pereira mora em Pardinho (SP) e em sua visita enfatizou a importância da disseminação do conhecimento para radioamadores e estudantes que tenham interesse em nanossatélites.
“O radioamador experimental é uma atividade que colabora gratuitamente com os projetos de nanossatélites. Essa ação conjunta faz com que o desenvolvimento dos cubesats em escolas e universidades seja promovido por haver mais possibilidades de troca de dados transmitidos por estes nanos”, diz Pereira.
No encontro com o presidente da Agência, José Raimundo Braga, Pereira recebeu da professora Chantal Capeletti, da UnB e coordenadora do Programa Serpens, um transmissor que pode ser usado para enviar dados ao satélite e fazer testes com sua carga útil.
Esse equipamento faz parte do seguimento de solo da missão e foi produzido em número limitado, mas será distribuido entre radioamadores experimentais com atuação na área e entre as instituições participantes do consórcio do nanossatélite.
Coordenação de Comunicação Social – CCS
Foto: Valdivino Jr/AEB – O radioamador Edson Pereira recebeu da professora Chantal um transmissor para atividades com o Serpens, quando de seu encontro com o presidente da AEB, José Raimundo Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário