terça-feira, 17 de novembro de 2015

Príncipe da Noruega Visita Centro do INPE na Amazônia

                                                     Prédio do Centro Regional da Amazônia do INPE, em Belém.

No dia 19 de novembro, o príncipe herdeiro da Noruega, Haakon Magnus, conhecerá os projetos desenvolvidos no Centro Regional da Amazônia (CRA) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), instalado em Belém (PA) para atuar no monitoramento de florestas tropicais.

A passagem do príncipe pelo Brasil, que inclui ainda compromissos em Brasília e no Rio de Janeiro, tem como foco o intercâmbio tecnológico e a preservação do meio ambiente.

O diretor do INPE, Leonel Perondi, apresentará à delegação da Noruega os métodos e tecnologias que fazem do CRA uma referência no monitoramento por satélites da Amazônia. Parceiro do Centro Regional, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) também participará das ações que compõem a programação.



Além da embaixadora da Noruega no Brasil, Aud Marit Wiig, a delegação norueguesa que acompanha Haakon Magnus é composta pela ministra do Comércio e Indústria Monica Maeland e cinco vice-ministros: Morten Hoglund, das Relações Exteriores; Amund Drønen Ringdal, das Pescas; Kåre Fostervold, Petróleo e Energia; Lars Andreas Lunde, Clima e Meio Ambiente, e Bjørn Haugstad, Educação e Investigação.

Nas instalações do INPE no Pará, Haakon Magnus será apresentado aos instrumentos utilizados no combate ao desmatamento na região amazônica: dados de monitoramento e planos de fiscalização.



A Noruega foi o primeiro país contribuinte do Fundo Amazônia, iniciativa lançada pelo governo brasileiro em 2008 que, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), capta doações para investimentos não-reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, bem como à promoção da conservação e do uso sustentável das florestas no bioma Amazônia.

O país escandinavo assumiu o compromisso de doar até US$ 1 bilhão à iniciativa no período de 2008-2015, dependendo do sucesso brasileiro em reduzir o desmatamento da Amazônia, ao que a ministra norueguesado Clima e do Meio Ambiente, Tine Sundtoft, anunciou em setembro, no Rio de Janeiro, que a Noruega terá até dezembro cumprido seu compromisso.



O Fundo Amazônia financia, dentre muitos projetos, dois que estão relacionados diretamente ao CRA/INPE, o Monitoramento Ambiental por Satélites no Bioma Amazônia, e outro relacionado diretamente ao Projeto Capacitree, desenvolvido no Centro Regional da Amazônia, Monitoreo da la Amazonía Regional, em parceria com a Organização do  Tratado Amazônico (OTCA). Ambos incluem ações do INPE no monitoramento e capacitação, para a Amazônia Brasileira e para todos os países que integram a Bacia Amazônica, respectivamente.

A visita do príncipe herdeiro da Noruega, Haakon Magnus, ao Centro Regional da Amazônia/INPE será no dia 19 de novembro, às 9h15. O CRA/INPE está situado à avenida Perimetral, nº 2651, no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, em Belém (PA).



                                                 Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário