segunda-feira, 23 de novembro de 2015

ELAT ALERTA PARA AUMENTO DE TEMPESTADES E RAIOS NO CENTRO-OESTE E SUDESTE

Brasília, 18 de novembro de 2015 – Uma pesquisa inédita do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) alerta para o aumento na incidência de tempestades e raios na regiões Centro-Oeste e Sudeste durante o verão.
De acordo com o levantamento, isso é consequência do fenômeno El Niño, que deve ser o terceiro mais forte desde 1950.
A previsão é de aumento de 20% na ocorrência de tempestades no Sudeste e de 10% no Centro-Oeste, em relação ao último verão. Para as regiões Norte e Nordeste, a previsão é de redução na ocorrência de tempestades de 10% e 15%, respectivamente.
“O novo estudo mostra que a região de transição muda para o norte, na altura de Brasília, no caso de El Niño muito forte, como o que estamos vivenciando. Neste caso é possível prever os efeitos no Sudeste”, explica o coordenador do Elat, Osmar Pinto Junior.
Segundo ele, o aumento da incidência de tempestades e raios no verão nas regiões Sudeste e Centro-Oeste traz preocupação com o número de mortes. “Ao cruzarmos estes percentuais de previsão com a densidade populacional, somos levados a pensar que o número de mortes por raios no próximo verão pode aumentar se não alertarmos adequadamente a população sobre os efeitos do El Niño.”
Os dados da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT) do último trimestre (agosto, setembro e outubro), já sob o efeito do El Niño, confirmam estas tendências.
No Sudeste, nos últimos três meses, 480 mil descargas elétricas atingiram o solo, um aumento de 52% em relação ao mesmo período de 2014, quando 310 mil descargas foram registradas.
Outro estudo do Inpe, lançado em outubro último, mostra que as mortes por raios no país diminuíram no período de 2000 a 2015, porém o perfil e a região das fatalidades foram modificados. A proporção de jovens vítimas menores de 24 anos saltou de 40% para 68% nos últimos 15 anos.
Proteção – Com base nas informações coletadas sobre as circunstâncias de morte por raio mais comuns, o Elat desenvolveu uma cartilha detalhada de proteção, cujas recomendações devem ser seguidas durante as tempestades. O informativo alerta que o melhor a fazer é sair das ruas e locais abertos no momento de uma chuva forte com raios e trovoadas.
A publicação recomenda se evite usar telefones plugados em tomadas, orienta a manter-se afastado de canos, janelas e portas metálicas e a não tocar em equipamentos ligados à rede elétrica.
Caso esteja na rua, o melhor é procurar abrigo no interior de veículos, prédios e abrigos subterrâneos, como metros ou túneis. Não é recomendado segurar objetos metálicos como varas de pesca, tripés, tacos de golfe e cercas de arame, bem como empinar pipas ou conduzir aeromodelos com fios, andar a cavalo e ficar em contato com a água.
Árvores, veículos sem cobertura, tendas e celeiros oferecem risco e devem ser evitados como abrigo.
Fonte: MCTI e Inpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário