sexta-feira, 13 de novembro de 2015

CLA suspende lançamento de foguete no MA após falha no motor


Informação foi confirmada ao G1 pela assessoria do CLA de Alcântara (MA). 
Operação São Lourenço foi iniciada na segunda quinzena de outubro.




Uma pane no motor do foguete suborbital VS-40M V3, que testaria o Satélite de Reentrada Atmosférica (Sara), plataforma destinada a experimentos no espaço, impediu que o lançamento  fosse realizado na tarde desta sexta-feira (13), na base do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. A informação foi confirmada ao G1 pelo tenente Huxley, assessor do CLA.

As atividades fazem parte da Operação São Lourenço, iniciada na segunda quinzena de outubro.

A plataforma Sara levaria ao espaço um componente do Sistema de Navegação (Sisnav), denominado Sistema de Medição Inercial (Sismi), acompanhado de um GPS de aplicação espacial desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – em cooperação com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) –, ainda em fase de qualificação.




O receptor GPS para aplicação espacial tem como função básica informar com precisão a posição e a velocidade de um foguete ou satélite no espaço, funcionando em elevadas altitudes e altas velocidades sem perder o sincronismo com o sinal recebido pelos satélites GPS.


Participaram da Operação São Lourenço técnicos, engenheiros e militares do CLA, IAE, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Comando Geral de Operações Aéreas (Comgar), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Marinha do Brasil (MB), além de especialistas da Agência Espacial Alemã (DLR) e do Centro Espacial da Suécia (SSC).


NOTA

Durante a operação de lançamento do Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA), às 14h20 local desta sexta-feira (13/11), no Centro de Lançamento de Alcântara, localizado no Maranhão, houve uma falha do motor do veículo VS-40M no momento da ignição que causou a sua perda. O veículo encontrava-se na rampa de lançamento e não chegou a decolar. Todos os procedimentos de segurança foram adotados e não houve riscos à nenhum dos profissionais envolvidos. Uma comissão será designada para apurar as causas do incidente.

               Operação SHEFEX II  com o foguete brasileiro VS-40M



  VEJAM  VARIAÇÕES do FOGUETE  VS-40 no Brasil e no Exterior


                                                                                                 VS-40 [IAE]


                                                                               VS-40M (SARA-Sub 1) [IAE]



                                                                                    VS-40M (SHEFEX 2) [DLR]


                                                                                  VS-40M (SARA-Sub 1) [IAE]



                   VS-40 SARA suborbital simulation

Nenhum comentário:

Postar um comentário