domingo, 14 de junho de 2015

SpaceMETA e INTEL Falam Sobre a Missão Lunar Brasileira

Vídeo informativo realizado pela coluna "Momento Intel" do site "Olhar Digital" (http://olhardigital.uol.com.br/) sobre a equipe brasileira SpaceMETA, participante do prêmio Google Lunar X-PRIZE.
.


O interessante vídeo (primeiro até agora relacionado à equipe) exibe entrevistas com o fundador e líder da equipe, o senhor Sérgio Cabral Cavalcanti, e com o Diretor de Inovação da INTEL, o senhor Max Leite.

.


Durante a entrevista, o senhor Sérgio Cabral confirma o uso do etanol como combustível para o veículo lançador e que o lançamento não será do tipo convencional (lançado do solo) e sim um lançamento "levantado", ou seja, ou através de um balão, ou de um avião em vôo, e que o mesmo deverá ser realizado do Brasil perto de uma base no equador (acredito que o mesmo esteja se referindo ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)) pelo Foguete CYCLONE 4.

.
.
No total, a competição que premiará o vencedor com um prêmio que pode chegar até a US$ 30 milhões, conta com 29 times de várias partes do mundo e para a equipe seja considerada vencedora, a nave – ou um veículo secundário carregado por ela – deve percorrer pelo menos 500 metros da superfície lunar e transmitir vídeos com qualidade para a Terra. Tudo isso deverá ocorrer até a meia-noite do dia 31 de dezembro de 2012 e se até lá ninguém conseguir tal feito, o prazo será estendido por mais dois anos, mas o prêmio seráUS$ 5 milhões menor.
.


Apesar dessa iniciativa não ser exatamente uma missão de exploração lunar, será a primeira vez que um equipamento (robô) desenvolvido e fabricado no Brasil desfilará sobre a superfície de outro astro do sistema solar, o que exigirá de seus realizadores o desenvolvimento de tecnologias ainda inovadoras no Paíse em alguns casos no mundo, que certamente no futuro serão essenciais para a pesquisa espacial brasileira.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário