sábado, 7 de novembro de 2015

Observatório Magnético de Vassouras Completa 100 Anos



Brasília, 6 de novembro de 2015 – O Observatório Magnético de Vassouras (OMV), unidade do Observatório Nacional (ON), do Rio de Janeiro (RJ), destinada ao estudo do campo magnético da Terra, está completando 100 anos.

Para celebrar a data, o ON promove, de segunda (9) a quarta-feira (11), diversas atividades na cidade de Vassouras (RJ) tais como palestras, visitas guiadas, observação do céu, lançamento de livro, exibição de documentário e inauguração de exposição sobre a história do OMV.

O campo magnético da Terra, chamado campo geomagnético, é uma das mais antigas descobertas científicas. É uma das formas na qual a energia se manifesta em torno de um corpo magnetizado ou de um condutor de corrente elétrica. No caso do campo geomagnético, a sua principal fonte são correntes elétricas que fluem no núcleo externo da Terra. Este campo gerado no núcleo pode ser detectado em todo o planeta e fora dele também, funcionando como um escudo que protege a Terra da radiação solar.

As variações mais expressivas do campo geomagnético podem gerar problemas nas telecomunicações, na rede elétrica, aumentar a incidência de doenças de pele, entre outras consequências. Esse campo protege a Terra da radiação solar e, sem ele, a vida como conhecemos estaria comprometida, inclusive com o desaparecimento de diversas espécies animais e vegetais.

A variação do campo geomagnético é um fenômeno absolutamente natural, decorrente da dinâmica da Terra e do Sol, sobre a qual não é possível haver qualquer interferência humana. Conhecer o campo geomagnético é fundamental para compreender sua importância, seus impactos, suas variações e também para identificar as alterações naturais e diferenciá-las de outros fenômenos que podem ser provocados pela ação humana.

Pioneiro - O ON foi responsável por fazer os primeiros levantamentos geofísicos do território brasileiro. Com o objetivo de implementar um programa de observações magnéticas contínuas, em 1913 foi iniciada a instalação do OMV. Em 1915, foi obtido o primeiro registro e desde então os dados sobre o campo magnético terrestre são gerados diariamente, ao longo desses 100 anos, sem interrupção.

Hoje, o OMV faz parte da rede global de observatórios Intermagnet, que define os padrões de qualidade e orienta sobre instrumentação e aquisição de dados. Os resultados obtidos desde o início de seu funcionamento e a pesquisa científica atualmente colocam o ON em posição de destaque no cenário científico mundial.

O OMV integra também a Rede Gravimétrica Fundamental Brasileira (RGFB), que reúne mais de 630 estações gravimétricas de alta precisão referidas ao gravímetro absoluto instalado em Vassouras. Implantada em 1978, sob o planejamento e coordenação do ON, a RGFB provê apoio inestimável às indústrias de mineração e de prospecção de hidrocarbonetos, aos laboratórios metrológicos e a comunidade de geociências e física.

Os 100 anos da instituição representam um marco nas pesquisas geofísicas no país. A reconhecida importância científica do OMV e seu valor histórico serão comemorados com atividades que valorizam este patrimônio científico e cultural. Os eventos são gratuitos e abertos a todo o público.

Observatório Nacional – Criado por D. Pedro I em 1827, o ON é um ator privilegiado do desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Como instituto nacional vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), desenvolve atividades de pesquisa nas áreas de Astronomia e Astrofísica, Geofísica e Metrologia de Tempo e Frequência, tem cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Astrofísica e Geofísica, além de ser o responsável legal pela geração, conservação e disseminação da Hora Legal no país.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário