Google+ Followers

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

RESULTADO PRELIMINAR CLASSIFICA SETE EMPRESAS PARA EDITAR AEROESPACIAL

Brasília, 16 de agosto de 2015 – A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) divulgaram o resultado preliminar da chamada pública voltada para o setor aeroespacial, no valor de R$ 53 milhões.
Com recursos de subvenção econômica, o edital abre a possibilidade de transferência tecnológica para que empresas nacionais participem cada vez mais do desenvolvimento de satélites no país.
A iniciativa estava prevista no Acordo de Transferência de Tecnologia Espacial firmado entre a AEB e a empresa Thales Alenia Space, de junho de 2012.
No total, foram recebidas 20 propostas pela Finep. Nesta etapa preliminar, foram classificadas sete empresas, em cinco dos seis tópicos para os quais a Financiadora, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), destinará recursos.

As escolhidas foram: Fibraforte Engenharia Indústria e Comércio; Orbital Engenharia; Equatorial Sistemas; Cenic Engenharia Indústria e Comércio; Akaer Engenharia; AEL Sistemas; e Bradar Indústria. Apenas o item “tecnologia de cargas úteis ópticas de observação” não houve companhia classificada.
Na seleção, foram levadas em consideração características como histórico de projetos, capacidade técnica da equipe, infraestrutura adequada e montagem do plano de trabalho. As empresas que não se enquadraram nos critérios mínimos poderão apresentar recursos até sexta-feira (20). O resultado definitivo será divulgado no próximo dia 30.
O edital contemplou as áreas de subsistema de propulsão; subsistema de potência e painéis solares; subsistema de controle térmico: engenharia de sistemas e qualificação de interfaces; estruturas mecânicas para cargas úteis de observação da Terra à base de fibra de carbono; e tecnologia de componentes FPGA e Asic para aplicações embarcadas.
Fonte: Finep