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terça-feira, 6 de outubro de 2015

Esclarecimentos Sobre o VS-31/Orion Improved

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domingo, 4 de outubro de 2015

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Quanto à dúvida sobre o uso recente do tal foguete VS-31/Orion  Improved na “Operação O-STATES” a informação que obtive é que este foguete foi desenvolvido especificamente para essa missão, missão esta que será realizada com dois lançamentos com cargas úteis iguais, ou seja, O-STATES-1( este já ocorrido dia 02/10) e O-STATES-2 (previsto para a ser realizado dentro de 10 dias).
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Operação O-STATES (Oxygen Species and Thermospheric Airglow in The Earth's Sky) é uma das três missões previstas (as outras são aSPIDER e a LEEWAVES) para serem realizadas da Base de Esrange com foguetes brasileiros, todas elas financiadas pelo Swedish National Space Board (SNSB), sendo que os experimentos desta primeira missão são provenientes do Departamento de Meteorologia da Universidade de Estocolmo (MISU), do Instituto de Sistemas Espaciais da Universidade de Stuttgart (IRS) e da Universidade Técnica de Graz (TUG).

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Vale dizer leitor que não há informações até o momento se este novo foguete terá continuidade após a “Operação O-STATES”, se fará ou não parte do portfólio do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e se quer se houve envolvimento direto do instituto em seu desenvolvimento, apesar do mesmo taxá-lo como foguete brasileiro em nota sobre o primeiro lançamento desta missão postada recentemente em seu site oficial.

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VSB-30 é um foguete de dois estágios sonoridade brasileira. É constituída por um foguete S-31 como primeira fase combinada com um VS-30 de segunda etapa.
O veículo VSB-30 é um foguete de dois estágios, não guiado, ferroviário lançou soando, que consiste em um impulsionador sólido do foguete propulsor S31, um adaptador de impulso, a segunda etapa S30, carga útil, uma recuperação e um sistema de serviço. O motor e carga estão ligadas por uma secção do adaptador e que são separadas por meio de pistões pneumáticos. O veículo foi projetado para voar em uma rotação estabilizada modo não guiado. A estabilização da rotação é conseguido através de aletas inclinadas. Para reduzir a dispersão do impacto, o veículo é equipado com três motores SpinUp, instalado na placa de reforço.
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 As alhetas estão dispostas na configuração de três aleta padrão e que são, nominalmente, definido como 18 '(S31) e 21' (S30), respectivamente, fazendo com que o veículo a rodar a partir de lift-off através da neutralização. A taxa de rolagem em burnout é de aproximadamente 3,3 Hz. O tempo total da queimadura para o S31 é 16,0 segundos e 32,0 segundos para o S30.Ambos os motores têm um diâmetro de 55,7 centímetros. A duração típica é de 12,6 m, dependendo da carga.
O foguete pode transportar uma carga útil de 400 kg a uma altitude de 270 km.
O foguete foi usado a partir de um número de locais de lançamento: Alcântara, no Brasil e Andøya e Esrange no norte da EuropaUm lançamento de Woomera, na Autrália, também é planejada.
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S-31 melhorada Orion é uma combinação de 30-VSB a fase 1 de reforço com os EUA construíram melhorada Orion como fase superior.
Esta combinação foi devloped para a Missão O-MEMBROS a ser lançado a partir de Esrange. Ele carrega uma carga útil de 225 kg a uma altitude de 240 km.
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Nr TypeNr veículo de série Data LS Payload
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65 15 VSB-30 V20 2015/02/22 * Es CRYOFENIX 
67 16 VSB-30 V13 2015/03/30 * E HIFiRE 7 
68 17 VSB-30 V18 2015/04/23 * Es Texus 51 
69 18 VSB-30 V21 2015/04/27 * Es Texus 52 
70 19 VSB-30 V24 2015/06/30 * Es MAPHEUS 5 
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71 1 S-31 Impr. Orion 2015/02/10 * O Es-MEMBROS 1 


planejado: 

xx xx VSB-30 V12 xx.xx.2015 * Wo HIFiRE 4a / 4b HIFiRE 
xx xx VSB-30 V19 xx.xx.2015 * Es Maius 1 
xx xx VSB-30 xx.xx.2016 * Es MAPHEUS 6 
xx xx VSB-30 xx.xx.2017 * Es MAPHEUS 7 
xx xx VSB-30 V23 xx.xx.2015 * Es MASER 13 
xx xx VSB-30 V11 xx.xx.2015 * Al mcg 2 
xx xx VSB-30 V22 xx.xx.2015 * Es Texus 53 
xx xx VSB-30 xx.xx.2016 * Es Texus 54 
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xx xx S-31 Impr. Orion xx.xx.2015 * O-Es Unidos 2 
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   fonte  dos  Dados  acima  citados , no Site   abaixo
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http://space.skyrocket.de/doc_lau/vsb30.htm