quinta-feira, 22 de outubro de 2015

IAE Inicia a Operação São Lourenço



Teve início hoje, dia 22 de outubro, a Operação São Lourenço, com o embarque das equipes e dos equipamentos e carga, para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
A Operação SÃO LOURENÇO atende ao Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e tem o objetivo de realizar o lançamento do foguete de sondagem VS-40M V03, a partir do CLA, dentro do envelope de trajetória planejado e portando uma carga útil denominada plataforma espacial SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica), do IAE, a fim de testá-la em voo suborbital, com equipamentos embarcados deste Instituto e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), de forma a permitir a realização de experimentos e assegurar a transmissão e recepção das medidas realizadas durante o voo para qualificação de sistemas do veículo e da carga útil. 
O principal experimento embarcado é uma plataforma inercial denominada SISMI que é uma versão simplificada da plataforma SISNAV (Sistema de Navegação a ser embarcado comoexperimento no próximo voo do projeto VLS-1, denominado VSISNAV), com dimensões reduzidas em relação à SISNAV.
O experimento da UFRN (Receptor GPS para Aplicações Espaciais), com desenvolvimento em cooperação com o IAE, tem como função básica informar com precisão a posição e a velocidade de um foguete ou satélite no espaço. 
Sua principal inovação é a incorporação de certas características, principalmente de software, que não estão presentes em receptores disponíveis comercialmente, como a capacidade de funcionar em elevadas altitudes e em altas velocidades sem perder o sincronismo com o sinal recebido da constelação de satélites GPS.
 A fabricação, integração e testes do experimento GPS são feitas atualmente pelo IAE, sendo que o mesmo já foi ensaiado com êxito em diversos voos realizados no Brasil.
Na mesma Operação será lançado e rastreado um foguete FTI, com uma carga útil tecnológica, com a finalidade de treinamento operacional, verificação e aprovação dos meios de lançamento e de rastreio.
Toda a Operação SÃO LOURENÇO será realizada com o apoio da AEB e com o envolvimento de diversas organizações do Comando da Aeronáutica, da empresa CENIC (contratada pela AEB para participar do projeto SARA), e de especialistas do DLR da Alemanha,
estes atuando como suporte técnico, nas áreas de telemedidas e de terminação de voo.
#Partiu São Lourenço!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário