terça-feira, 16 de junho de 2015

APROVADO O PROGRAMA ESPACIAL UCRANIANO PARA OS ANOS DE 2013 A 2017 COM ÊNFASE NA CAPITALIZAÇÃO INTEGRAL DO PROJETO CYCLONE-4

Esta semana, o parlamento ucraniano (Verkhovna Rada) aprovou o Programa Espacial Técnico-Científico da Ucrânia para o período de 2013 a 2017 e acatou o projeto de lei que trata do apoio financeiro para a realização do Projeto Cyclone-4.
.

O valor total aproximado para o financiamento do programa é de UAH 2.58 bilhões, dos quais o orçamento público da Ucrânia entra com UAH 1.12 bilhões.
.

O Programa Espacial Técnico-Científico prevê, para o período de 2013 a 2017, a realização dos seguintes grandes projetos: lançamento de três satélites (satélite de observação da Terra Sich-2-1, satélite técnico-científico Microsat e o satélite UMS-1 desenvolvido em universidade), bem como a capitalização restante para o desenvolvimento do Sistema de Lançamento Espacial Cyclone-4 no Centro de Lançamento de Alcântara (Brasil).
.

Além disso, no dia 3 de setembro de 2013 o Projeto de Lei nº 3175 sobre a “Alteração do Artigo 6 da Lei da Ucrânia que trata do Orçamento Público da Ucrânia para 2013” (capitalização para a realização de projetos internacionais: Cyclone-4 e o desenvolvimento do sistema nacional de satélites de comunicação) foi apresentado ao parlamento ucraniano.
.

O objetivo deste Projeto de Lei é assegurar a capitalização das obrigações internacionais contraídas pela Ucrânia ao abrigo do Tratado entre a Ucrânia e a República Federativa do Brasil sobre Cooperação de Longo Prazo na Utilização do Veículo de Lançamento Cyclone-4 no Centro de Lançamento de Alcântara.
.

 A Yuzhnoye, empresa projetista do Sistema de Lançamento Espacial Cyclone-4, vai captar empréstimo no valor de US$ 320 milhões sob garantia do Governo da Ucrânia para executar todas as atividades associadas ao foguete Cyclone-4 e ao desenvolvimento do Sítio de Lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário