quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Entidade Divulga Divulgou Nomes de 19 Sistemas Planetários Escolhidos Por Votação


Brasília, 15 de dezembro de 2015 – A União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) divulgou hoje (15) os nomes de 19 sistemas planetários (14 estrelas e 31 exoplanetas que orbitam ao redor delas), que foram escolhidos por votação pública no concurso NameExoWorlds e aceitos pela sociedade científica de astronautas, com sede em Paris.
Refletindo o verdadeiro interesse internacional pela astronomia, mais de 500 mil votos, oriundos de 182 países e territórios, contribuíram para a nova designação oficial de mundos espalhados pelo cosmos.
A IAU é a autoridade responsável por designar nomes oficiais a corpos celestes. O concurso deu a oportunidade ao público, pela primeira vez em séculos, de nomear exoplanetas e suas estrelas.
Os nomes vencedores serão usados livremente em paralelo às nomenclaturas científicas, com os devidos créditos aos clubes ou organizações que os propuseram.
A votação começou em agosto desse ano e foi concluída em 31 de outubro. No total, 573.242 votos do publico contribuíram para nomear 31 exoplanetas e 14 estrelas. Os proponentes dos nomes vencedores ganharam uma placa celebrando suas contribuições à astronomia.
Mais informação sobre a votação no site: http://www.iau.org/news/pressreleases/detail/iau1514/
Fonte: IAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário