Google+ Followers

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

ESTUDANTE É PREMIADO POR TRABALHO SOBRE O NANOSATC-BR

Brasília, 7 de dezembro de 2015 – Orientado por Nelson Jorge Schuch, pesquisador do Centro Regional Sul (CRS) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estudante Thiago Travi Farias foi um dos contemplados com o Prêmio 40 Melhores – 30ª JAI, concedido às melhores apresentações de trabalho do Salão de Iniciação Científica da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizado em novembro último.
Aluno do curso de Engenharia de Produção da UFSM, Farias foi premiado pelo trabalho “Aplicação de técnicas de engenharia de sistemas ao programa NanosatC-BR, desenvolvimento de cubesats”.
Desenvolvido pelo Inpe e UFSM, o cubesat NanosatC-Br1 foi lançado em junho de 2014 como resultado de projeto voltado à capacitação de recursos humanos para a área espacial. Além de levar a bordo instrumentos para o estudo de distúrbios na magnetosfera, o projeto permite testar circuitos integrados resistentes à radiação projetados no Brasil, para utilização em futuras missões de satélites nacionais de maior porte.
O trabalho sobre o NanosatC-BR estará entre os representantes da UFSM na Jornada Nacional de Iniciação Científica, na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), programada para julho de 2016, em Porto Seguro, na Bahia.
Fonte: Inpe
 Foto: Divulgação/Inpe – O NanosatC-BR1, que foi lançado em junho de 2014.