Google+ Followers

domingo, 23 de agosto de 2015

um 3° Centro de Lançamento na Ilha Fluvial de Marajó, cabendo da escolha do Município de Soure


.
.

..

..

        AEB Estuda Abrir Nova Base de Lançamento                                              .

.
.
além do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) em Natal (RN) e do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) em Alcântara (MA) , o Brasil poderia por ser muito Importante ter um 3° Centro de Lançamento da Ilha Fluvial de Marajó, cabendo da escolha do Município de Soure ou de Chaves, as duas cidades na linha do Equador.
.

.

-- essa possibilidade muito significativa se retrata pelo motivo de que o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) em Natal (RN) é de pequeno porte, lançamentos de Foguetes Sonda e também pelo motivo do Centro de Lançamento está posicionado próximo a cidade Capital de Natal.
.
-- já o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) em Alcântara (MA) tem o impasse de Aldeias Quilombolas fixadas dentro da Área do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) em Alcântara (MA), e também de estar próximo da cidade capital São Luís, com lançamentos de Foguetes Sondas e Foguetes pequeno (VLS-1) a médio (CYCLONE 4 ).
.
-- a idéia de um 3° Centro de Lançamento na Ilha Fluvial de Marajó , é uma idéia da AEB já antiga, outras áreas já foram cogitadas, como uma área próximo ao porto do Pecém, no estado do Ceará e outra área também já estudada no estado do Rio Grande do Norte, próximo a cidade de São Miguel do Gostoso, uma área longe de grandes centros urbano.

.

.

Soure é um município brasileiro do estado do Pará localizado na mesorregião do Marajó e na microrregião do Arari a uma latitude 00º43'00" sul e a uma longitude 48º31'24" oeste, estando a uma altitude de 10 metros.
.
.
Localização de Alcântara ----> latitude 02° 24' 32" S longitude 44° 24' 54" O
.

a localização de Soure ---> latitude 00º 43' 00" S longitude 48º 31' 24" O

.
Soure no Pará está praticamente na Linha do Equador com posição geográfica bem melhor que Alcântara no Maranhão.

.

.

é mesmo, e pelo visto o município de Soure tem 3 vantagens em relação a Barreira do Inferno e Alcântara.
.
-- 1° está muito afastado de Belém
.
-- 2° não tem aldeias Quilombolas
.
-- 3° está praticamente na Linha do Equador
.
-- 4° e sua extensão é paralela ao Oceano Atlântico, tendo um Sítio excelente , para não dizer o melhor do planeta.

.

Localização da (CLBI) ---> latitude 05° 55’ 30” S longitude 35° 09’ 47” O
.
Localização de (CLA) ----> latitude 02° 24' 32" S longitude 44° 24' 54" O
.

a localização de Soure ---> latitude 00º 43' 00" S longitude 48º 31' 24" O

.
Soure no Pará está praticamente na Linha do Equador com posição geográfica bem melhor que Alcântara no Maranhão.

.

caso a AEB venha mesmo instalar uma 3° Centro de Lançamento em outro local , é de tamanha importância que seja em um território totalmente cercado e intransponível da FAB e que tenha uma área em torno de 62.000 hectares para no futuro funcionar bases de Lançamentos de Foguetes de Grande Porte, com total segurança de uma Área isolada de habitações por perto e com o Oceano Atlântico a sua frente como fuga de escape em caso de acidentes.
.
vamos pensar com Carinho nessa ideia e promovê-la , que seria uma ótima maneira de ajudar o Brasil a desenvolver cada vez mais seus projetos Aero-Espaciais.