quarta-feira, 12 de agosto de 2015

VEÍCULO de LANÇAMENTO - Cyclone 4 (Tsyklon 4 )

.
O foguete Cyclone-4 é a versão mais recente e poderosa da família de lançadores Cyclone, projetado pela Yuzhnoye e fabricado pela Yuzhmash, empresas ucranianas reconhecidas mundialmente com uma história de 60 anos. A Binacional Alcântara Cyclone Space é fornecedora exclusiva de serviços de lançamento do Cyclone-4.
Os Cyclones (Tsyklons) foram amplamente utilizados para injeção de satélites em órbitas, dentre os quais satélites de reconhecimento e de observação da Terra (sensoriamento remoto). A família de lançadores Cyclone foi utilizada para lançamento de cargas úteis científicas, tais como: satélites de observação do sol, tempo e comunicação. O ultimo lançamento do Cyclone-2 foi realizado em 2006 e do Cyclone-3, em 2009.
.



.
Ao longo de quarenta anos de operação, mais de 220 Cyclones foram lançados. A alta confiabilidade aliada ao lançamento automatizado em quaisquer condições climáticas oferece aos clientes, a um preço razoável, um serviço de lançamento altamente confiável adaptado às suas necessidades específicas.
A tabela abaixo apresenta os principais parâmetros do Cyclone-4:
.

.


.

.
A coifa espaçosa (1) permite um ajuste confortável da carga útil (2) em qualquer adaptador (3). O primeiro (8) e segundo (7) estágios são os mesmos dos Cyclones 2 e 3 (os primeiros dois estágios realizaram 227 vôos bem sucedidos de 228). O novo estágio superior (5) carrega 9 toneladas de propelente e traz um novo motor principal instalado no novo compartimento entre estágios (6).
.
.
Estruturalmente, o bloco de coifa (apresentado acima) é composto por duas placas unidas por mecanismos de travamento nas superfícies de estabilização do foguete. Possui carcaça, sistema de separação vertical e horizontal, sistema de separação pneumática das placas, isolamento térmico interno, sistema de ar condicionado interno ao bloco da coifa, rede de cabos e elementos gerais montados. Há vários adaptadores para cargas e dispensers customizados, no entanto, os clientes poderão optar por utilizar sues próprios adaptadores/dispensers
.
.
O Veículo Lançador Cyclone-4 constitui um sistema de transporte especial baseado em subsistemas altamente confiáveis com o melhor voo e desempenho operacional tradicionalmente inerente à família Cyclone:
  • capacidade melhorada de injeção de carga útil;
  • alta precisão de injeção;
  • segurança do pessoal devido aos procedimentos automatizados de pré-lançamento e lançamento;
  • período mais curto para a verificação e lançamento do foguete (de 8 a 12 horas);
  • equipe mínima para o lançamento.
Espera-se que a vasta experiência da Yuzhnoye, Yuzhmash, Khartron e das outras empresas envolvidas no projeto, desenvolvimento e fabricação do Cyclone-4, juntamente com o grande sucesso dos estágios 1e 2 do Cyclone-2 e Cyclone-3, garantam confiabilidade não inferior a 0.97 para o Cyclone-4.
.
                                                                       CYCLONE  1
                                                                    CYCLONE   2 
                                                                        CYCLONE  2
                                                                   CYCLONE  3
                                                                       CYCLONE  3

Nenhum comentário:

Postar um comentário