quinta-feira, 5 de maio de 2016

ITA inaugura laboratório na área de simulação virtual


O Instituto Tecnológico de Aeronáutica inaugurou na última sexta-feira, 8, o Laboratório de Computação em Fenômenos de Transporte, voltado à pesquisas de visualização e simulação virtual.

Este laboratório está subordinado a Divisão de Engenharia Mecânica, criado pela Portaria número 28/ITA, de 19 de outubro de 1999 e sob a responsabilidade do professor Marcelo Lemos. Foi construído através de um termo de cooperação com a Petrobras, e está ligado à rede temática computação e visualização científica, desta empresa.

As redes temáticas da Petrobras são parcerias entre a empresa e universidades nacionais para incentivo a pesquisa e desenvolvimento científico. A compensação financeira pela exploração de petróleo e gás natural nas áreas de educação e saúde são prerrogativas legais a qualquer empresa do setor.

No ITA, a proposta é trabalhar em pesquisas relativas a fontes de energia renováveis e formas híbridas de energia. Para Ismael Santos, representante da empresa e também pesquisador, “o setor de óleo e gás tem muitas aplicações que demandam diversas áreas de conhecimento e que o ITA domina”. A ideia é aumentar a colaboração e a integração, aprimorando as tecnologias e recursos para as tomadas de decisão.

O laboratório tem hoje cerca de 20 alunos envolvidos, além de apresentar publicações cientificas no Brasil e no exterior. O reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia, lembrou que “este laboratório é resultado de um trabalho de anos e é uma satisfação para o ITA ter um espaço com esta qualidade e resultados”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário