domingo, 3 de abril de 2016

o lançamento do foguete brasileiro "VS-31/Improved Orion V01"


Operação O-STATES

No dia 02/10 foi realizado com sucesso às 07:30 h (horário local), o lançamento do foguete brasileiro "VS-31/Improved Orion V01", da Base de Esrange, na Suécia, para assim atender a Missão O-STATES (Oxygen Species and Thermospheric Airglow in The Earth's Sky), missão esta que é patrocinada pelo Swedish National Space Board (SNSB).

O veículo atingiu o apogeu de 246,62 km transportando a carga útil O-STATES-1, com instrumentos fornecidos por três instituições, sendo uma sueca e duas alemãs (veja acima). A carga útil foi recuperada a 61,5 km de distância do sítio de lançamento (dentro da área de resgate prevista), sendo que a sua área de impacto ocorreu a leste da aldeia de Pulsujärvi, aldeia esta que fica localizada dentro da área de impacto da Base de Esrange.

A Operação O-STATES teve como objetivo carregar sensores ópticos e elétricos para detecção de oxigênio entre 80 e 240 km de altitude em seus diferentes estados, para assim estender a nossa compreensão dos mecanismos na atmosfera superior e caracterizar técnicas de sensoriamento remoto.

Vale destacar que este foi o primeiro voo deste novo foguete brasileiro, foguete este composto em seu primeiro estágio pelo motor-foguete sólido S31 desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e que é muito utilizado como o primeiro estágio do conhecidíssimo foguete brasileiro VSB-30, e em seu segundo estágio pelo motor-foguete sólido Improved Orion de origem estadunidense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário