domingo, 10 de abril de 2016

AEB PARTICIPA DE CERIMÔNIA DE ACORDO ENTRE BRASIL E RÚSSIA

Telescópio de monitoramento do lixo espacial começa a operar até novembro deste ano, no Pico dos Dias, em Minas Gerais.

Com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e a Agência Espacial Russa (Roscosmos) assinaram na quinta feira (7.04), em Itajubá (MG), um acordo para instalação de um telescópio de monitoramento de lixo espacial.

O presidente da AEB, José Raimundo Coelho, ressaltou que “o benefício para o país é essencialmente a utilização dos dados, manutenção e controle da estação”. Os valores dos equipamentos e os custos operacionais para os primeiros três anos estão estimados em cerca de US$ 4 milhões. Todo esse recurso será destinado ao fornecimento, montagem e funcionamento dos equipamentos, custeio das obras, bem como o treinamentos dos técnicos brasileiros que irão operar a estação.

“É um acordo mútuo que vai servir tanto para a área espacial quanto para a área de astronomia” explica o diretor do LNA, Bruno Castilho. O acordo foi assinado por Bruno Castilho, Plínio Leite, diretor executivo da Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria (Fupai) e Yuri Roy, representante da Roscosmos.
O LNA terá o primeiro telescópio no país com participação no projeto Sistema Eletro-Óptico Panorâmico para Detecção de Detritos Espaciais (PanEOS ) que será o segundo do projeto em operação, o primeiro fica nas montanhas de Altai, na Rússia. Foi acordado que toda a comunidade astronômica brasileira terá acesso a todas as imagens produzidas pelo telescópio no Brasil.


Foto acima: (da esquerda para a direita) Plínio Leite, diretor executivo da Fupai;  Igor Tarasenko, da delegação russa; Bruno Castilho, Diretor do LNA; Albert Bruch, pesquisador do LNA que trabalhou no acordo; Elena Zhurinova, do departamento jurídico da Roscosmos; Yuri Roy, Diretor da empresa russa responsável pela instalação do telescópio; José Raimundo, presidente da AEB; Gennady Saenko, representante da Roscosmos e João Mauro Bernardo, prefeito de Brazópolis (MG)/Divulgação LNA
Foto: José Raimundo, presidente da AEB/Divulgação LNA
Thamy Ribeiro
Agência Espacial Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário