O SISMI em teste no LINCS do IAE
Durante a realização do “VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Inercial”realizado de 16 à 18/06 deste ano no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), foi apresentado pelo pesquisador Fausto O. Ramos do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)um interessante relato em inglês intitulado “History and Current Status of SISNAV: A Brief Report” que, como o título já diz, trata-se de um breve relato histórico sobre o desenvolvimento do SISNAV (Sistema de Navegação do VLS-1) e de seu atual estágio de desenvolvimento.
Durante a realização do “VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Inercial”realizado de 16 à 18/06 deste ano no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), foi apresentado pelo pesquisador Fausto O. Ramos do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)um interessante relato em inglês intitulado “History and Current Status of SISNAV: A Brief Report” que, como o título já diz, trata-se de um breve relato histórico sobre o desenvolvimento do SISNAV (Sistema de Navegação do VLS-1) e de seu atual estágio de desenvolvimento.
planned: x x Vxx VS-40 xx.xx.201x * (CLA) SARA-Sub 1
x x Vxx VS-40 xx.xx.201x * ? SARA-Sub 2
Alcantara Space Center (CLA), Brazil
Bom leitor, o que me chamou mais atenção entre tantas informações interessantíssimas e históricas neste breve relato do pesquisador do IAE foi que, além do SISNAV o instituto está desenvolvendo outro equipamento inercial denominado SISMI (Sistema de Medição Inercial) que será lançado agora em novembro como uma das cargas úteis tecnológicas abordo do VS-40M, mais precisamente dentro do SARA Suborbital-1.
VS-40 [IAE]
VS-40 [IAE]
Version | Stage 1 | Stage 2 |
---|---|---|
VS-40 | S-40TM | S-44 |
É verdade leitor que durante a entrevista do gerente do Projeto SARA, o Mj. Élcio Jerônimo de Oliveira, em maio deste ano, o militar da FAB já havia confirmado o lançamento nesta missão de um protótipo de uma unidade inercial desenvolvida pelo IAE. Informação esta confirmada também em uma segunda entrevista para o site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) este mês e em outras notas exibidas em outros sites, mas até então não tínhamos qualquer detalho sobre este equipamento.
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