O DLR (Centro Aeroespacial Alemão) apresentou durante a realização do“64th International Astronautical Congress”, ocorrido de 23 a 27 de setembro de 2013 em Pequim, na China, uma palestra intitulada “DLR’S Mobile Rocket Base – Flight Tickets for Your Microgravity Experiments” onde a agência espacial alemã apresenta (talvez pela primeira vez) a sua mais nova família de foguetes de sondagens para experimentos científicos e tecnológicos em ambiente de microgravidade (veja abaixo), ai também já incluindo o VLM-1, que na verdade não é um veículo de sondagem, mas que em sua primeira missão (Operação SHEFEX III), atuará como se fosse realizando um voo suborbital.
Família de Foguetes do DLR Moraba |
Como se pode notar na imagem acima dos 8 foguetes apresentados para os participantes do evento 5 são brasileiros, sendo quatro suborbitais, o que comprova o sucesso internacional alcançado pela tecnologia brasileira de foguetes de sondagem.
Além disso, durante a palestra foi divulgado que o DLR Moraba iniciou um estudo para o desenvolvimento de um novo e versátil foguete de sondagem para o programa europeu e internacional de pesquisa em microgravidade.
Segundo foi dito este foguete deverá ser composto por um único estágio, com lançamento vertical e terá a sua trajetória controlada por meio de um sistema de controle do vector de potência, que exigirá a aplicação de um sistema de terminação de voo. Além disso, será usado fibra de carbono na fabricação do envelope motor para assim reduzir a dependência do aço e aumentar a capacidade de carga útil do veículo. O desenvolvimento deste foguete deverá também levar em consideração o não uso de amianto no sistema de proteção térmica do veículo devido a restrições ambientais.
Na figura abaixo o leitor poderá observar o desempenho previsto do novo foguete, que inicialmente foi denominado VS-X, em comparação com o VSB-30 e CASTOR 4B de origem norte-americana, utilizados nos programas de microgravidade TEXUS, MASER e MAXUS. Em combinação com um motor S44 brasileiro o foguete VS-X poderá levar uma carga útil de 800 kg para um apogeu de até 700 km.
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