quarta-feira, 16 de março de 2016

CUBESAT NANOSATC-BR2 RECEBE COMPUTADOR de BORDO

.
Brasília, 11 de março de 2016 – O segundo satélite de pequeno porte do Programa NanosatC-BR – Desenvolvimento de CubeSats, recebeu à semana passada, o modelo de engenharia do novo computador de bordo que equipará o NanosatC-Br2.
O novo computador, uma versão mais moderna cedida sem custos para o projeto pela Innovative Solutions in Space (Isis), permitirá mais recursos para o software de bordo do NanosatC-Br2.
O nanossatélite é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio de seu Centro Regional Sul (CRS) em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O primeiro cubesat do programa, o NanosatC-Br1, foi lançado em junho de 2014 e continua enviando dados de cargas úteis. O segundo exemplar da séria tem o dobro de massa e volume (2 kg. e 2 l.) de seu antecessor.
A entrega do novo computador foi feita por Abe Bonnema e MarcBernabeu Peña, representantes da Isis, à equipe de desenvolvimento do software de bordo, de gerenciamento e controle e de solo, liderada pela pesquisadora Fátima Mattiello, do Inpe, e composta por empresas formadas por ex-alunos da pós-graduação do instituto – Emsisti Sistemas Espaciais & Tecnologia, representada por Marcelo Essado e Cristiano Strieder,  e Atlas, representada por Wendell Silva.
A parte do software de bordo relativa ao controle de atitude do cubesat tem ainda a participação do pesquisador Valdemir Carrara, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Segundo Otávio Durão, pesquisador do Inpe que também integra o programa, as cargas úteis do NanosatC-Br2 estão em desenvolvimento regular – sonda de Langmuir, pela Coordenação de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CEA) do Instituto; sistemas de determinação de atitude, pelo Inpe em parceria com a UFMG e Ufabc; magnetômetro e circuitos integrados, por meio de colaboração com a UFSM e UFRGS; e um experimento de comunicação para radioamadores de entidades que congregam interessados na atividade.
Fonte: Inpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário